Festa de Nossa Senhora da Conceição 2012
Quarta-feira - 28.11.2012

sábado, 14 de abril de 2012

Artigo: Páscoa, festa da Vida


Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena 

Bispo Diocesano de Guarabira - PB e Secretário da CNBB NE2



Páscoa é passagem da morte para a vida por obra de Deus.É páscoa, porque Cristo venceu a morte. Cristo Ressuscitou, verdadeiramente Ressuscitou – Aleluia! A partir da ressurreição de Cristo, a terra transformou-se em céu, pois a pessoa humana, mesmo neste mundo, pode viver em Deus. Páscoaé a festa da vida, da vida de Cristo e da nossa nova vida. A Igreja, ao celebrar a Páscoa, professa que Jesus Cristo “amou os seus que estavam no mundo e os amou até o fim” (cf. Jo 13,1). E entre os “seus”, contamos também nós. E anuncia: “Este é o dia que o Senhor fez para nós. Alegremo-nos e nele exultemos!” (cfSl 118,24)! É o dia de Deus, que vence a escuridão da morte, “dia sem ocaso”, iluminado pelo esplendor do Senhor vivo e presente no meio de nós, para sempre!Cristo vive! Esta é a melhor notícia que recebemos e que devemos testemunhá-la e anunciá-la a todos. Vidas renascem, pessoas saem dos seus túmulos, cegos veem, e tantos outros sinais que testemunham as maravilhas que Deus opera. Acolhamos a alegria do anúncio de que Cristo Ressurgiu e O anunciemos aos outros irmãos e irmãs. Este é o tempo da vida que renasce e que nossos corações transbordam de alegria. A páscoa ilumina e motiva toda a vida cristã. Anualmente “fazer Páscoa” é essencial para o cristão poder viver o seu dia a dia alimentado pela presença do Cristo Vivo e Ressuscitado. Faz-se Páscoa, surge a vida. Quando Maria Madalena vai ao sepulcro de madrugada e vê que a pedra fora retirada do sepulcro de Jesus (cf. Jo 20,1-9), assim todo sepulcro transformou-se em lugar de vida. Ela torna-se a primeira anunciadora do sepulcro vazio e do Cristo ressuscitado. Consequentemente, Jesus dá-se a conhecer ressuscitado onde se realizam os gestos de amor. Basta pensarmos nas mulheres que vão ao sepulcro com aromas para ungir Jesus (cf. Mc 16,1). João, o discípulo amado, vê os sinais e acredita. O amor é que faz reconhecer Jesus ressuscitado. Aos discípulos deEmaús, Jesus dá-se a conhecer na fração do pão. Eles voltam a Jerusalém, anunciando que Cristo ressuscitou. Experimentaram o convívio de Cristo e tornaram-se testemunhas do Cristo ressuscitado. Onde as pedras são retiradas dos sepulcros, onde se vive a caridade no serviço ao próximo, Cristo continua ressuscitando. São muitos os sinais queanunciam a ressurreição de Cristo e suscitam nova vida, pois retiram todas as barreiras que atentam contra a vida. Faz-se Páscoa e surge a vida. Páscoa é realmente a Festa da Vida. Uma Feliz e Santa Páscoa a todos!

Nenhum comentário: