Festa de Nossa Senhora da Conceição 2012
Quarta-feira - 28.11.2012

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Paróquia e Município celebraram centenário de coronel José Thomaz

A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e o município de Jardim do Seridó-RN, realizaram, neste final de semana, as comemorações do centenário de falecimento do coronel José Thomaz de Aquino Pereira, personagem da história jardinense. Na programação social (ou municipal) foi realizada uma sessão solene na Casa de Cultura e, na parte religiosa, houve a celebração eucarística que aconteceu na tarde deste sábado, dia 04, no Santuário do Sagrado Coração de Jesus. “É importante, então, falar que o coronel José Thomaz foi um homem benfeitor de Jardim do Seridó. Uma de suas maiores obras, no século XX, foi construção do sobrado, que hoje funciona a Casa de Cultura. Era um homem de visão”, destacou o prefeito Jocimar Dantas.

Após a missa, continuou a parte social com a aposição da placa comemorativa e, em seguida, visita ao túmulo no cemitério. O evento foi uma realização da Casa de Cultura Popular, Prefeitura Municipal, Câmara Municipal de Vereadores, Paróquia de Nossa Senhora da Conceição. O homenageado também construiu, como voto de uma promessa, o Santuário do Sagrado Coração de Jesus.

O Cel. José Thomaz de Aquino Pereira nasceu na cidade de Areia, no Estado da Paraíba, em 1º de junho de 1837, sendo filho de Thomaz de Aquino Pereira e Joaquina Maria da Conceição. Casou-se com Rita Maria Pereira de Jesus, em 06 de novembro de 1859, na Villa do Jardim (hoje Jardim do Seridó), não deixando descendência, embora tenha adotado um parente: José Jovem da Trindade Galvão (Zuzu). Como político, no Regime Imperial, pertenceu ao Partido Liberal, ocupando os cargos de Delegado de Polícia, Juiz Distrital, Presidente da Câmara Municipal e Deputado Provincial. A Biografia do Cel. José Thomaz é uma colaboração dos historiadores Diego Góis e Sebastião Arnóbio.

Informações: Marcos Dantas

Nenhum comentário: