Festa de Nossa Senhora da Conceição 2012
Quarta-feira - 28.11.2012

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Bispo Jardinense participa do lançamento da logo marca da JMJ


Dom Lucena, filho de Jardim do Seridó e Bispo da Diocese de Guarabira-PB, juntamente com os mais de cem Bispos que estão reunidos no Centro de Estudos do Sumaré, no Rio de Janeiro para o 21º Curso para Bispos, promovido pela arquidiocese do Rio de Janeiro, participaram do lançamento da Logomarca oficial da Jornada Mundial da Juventude Rio2013.


Milhares de jovens do mundo inteiro aguardaram com grande expectativa, para conhecer o símbolo da próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013, que enfim, foi apresentado, nesta terça-feira, 7 de fevereiro, as 20h, no Auditório do Edifício João Paulo II, na Glória, Rio de Janeiro.

Além do presidente, o arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, e dos vice-presidentes do Comitê Organizador Local (COL), Dom Paulo Cezar Costa e Dom Antonio Dias Duarte, estavam os responsáveis pelos setores que compõem o Comitê.

Entre as autoridades compareceram o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e arcebispo de Aparecida, Cardeal Dom Raymundo Damasceno e o atual Secretário da Congregação para os Bispos, em Roma, Dom Lorenzo Baldisseri.

Na ocasião, Dom Orani anunciou o vencedor do concurso da logomarca, Gustavo Huguenin, 25, natural da cidade de Cantagalo, região Serrana do Rio. O lançamento contou ainda com apresentações artísticas de Olívia Ferreira, Eliana Ribeiro e do Projeto Música no Museu.


A Logomarca

Conceito

Com base no trecho da Palavra do Evangelho de São Mateus, percebe-se a necessidade de expressar uma referência direta à imagem de Jesus e ao sentido do discípulo. Neste episódio, Jesus se encontrou com seus discípulos em uma montanha, após sua ressurreição. Como símbolo da cidade do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor também se encontra em uma montanha e é um monumento reconhecido no mundo inteiro. O tema é uma palavra de ordem proclamada pelo próprio Senhor Jesus, e assim a Sua imagem possui destaque no centro do símbolo.

Os elementos do símbolo formam a imagem de um coração. Na fé dos povos o coração assumiu papel central, assim como o Brasil será o centro da juventude na Jornada Mundial. Também designa o homem interno por inteiro, se tornando nesta composição a referência aos discípulos que possuem Jesus em seus corações.

Os braços do Cristo Redentor ultrapassam a figura do coração, como o abraço acolhedor de Deus aos povos e jovens que estarão no Brasil. Representa nossa acolhida, como povo de coração generoso e hospitaleiro.

A parte superior (em verde) foi inspirada nos traços do Pão de Açúcar, símbolo universal da cidade do Rio de Janeiro, e a cruz contida nela reforça o sentido do território brasileiro conhecido por Terra de Santa Cruz. As formas que finalizam a imagem do coração possuem a cor azul, representando o litoral, somada ao verde e amarelo que transmitem a brasilidade das cores da bandeira nacional.

Informações: Diocese de Guarabira

Nenhum comentário: