Festa de Nossa Senhora da Conceição 2012
Quarta-feira - 28.11.2012

domingo, 5 de agosto de 2012

Palavra do Pastor: Vocação, Sim de Amor à Vida

Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz
Bispo Diocesano de Caicó – RN
Quando ouvimos a palavra “vocação”, vem logo à nossa mente o chamado para uma vida específica como a religiosa, sacerdotal, matrimonial, etc. Temos tendência a pensar logo na dimensão religiosa. No entanto, a vocação, entendida como chamado de Deus é muito mais ampla e abrange todas as esferas do nosso ser.

Pensemos, então, no chamado à existência. Se existimos é porque o Criador nos convidou a aportar no existir e nos premiou com qualidades humanas que são os traços que carregamos desde a concepção e que vão se desenvolvendo. A vocação primeira é ser pessoa humana. Ora, são as nossas características próprias que nos configuram com seres humanos. Temos um corpo, um cérebro, um psiquismo próprio dos humanos. Por isso, sentimos, pensamos e agimos humanamente. Ninguém escolheu nascer. Ninguém escolheu a própria cor, o lugar de origem, pais, irmãos, língua materna, etc. Tudo isso é dado gratuitamente e vem junto ao chamado à existência. Diante, pois, deste imenso dom da vida humana, cabe a cada um acolher, agradecer e valorizá-lo, desenvolvendo-se e sendo feliz.

Diante de todo chamado é posto a oportunidade de resposta. Dizer sim à vida é a resposta mais natural e legítima de cada ser. Todo homem e toda mulher Carrega no seu interior o potencial para dizer este SIM. Evidentemente cada um foi apoiado pelos pais que o geraram, cuidaram e orientaram. Quanta gratuidade em tudo que envolve a vida do ser humano! Apesar de tudo isso, quando cada um toma consciência do que se é assume a própria responsabilidade de crescer e dar sua resposta original, única e plena de criatividade à vida. Neste momento se procura corresponder às próprias aptidões e tendências, escolhendo no meio deste universo de possibilidades àquelas mais adequadas ao próprio ser. Viver é, pois, a vocação primeira e fundamental. As outras vocações dela decorrem e nela se sustentam. É o amor à vida que possibilita empenhar-se em tantas outras dimensões da existência humana.

Depois, há outras possibilidades de cada um concretizar neste mundo o seu existir. Aí vêm as escolhas mais específicas: viver como cristão, seguindo Jesus Cristo, optando pelo seu ensinamento que humaniza e cria a maravilhosa possibilidade de ser construtor de um mundo justo, fraterno, solidário e pacífico. A vocação cristã é, sem dúvida, gerada na fé e no sonho de protagonizar o evento sublime de edificar a Família de Deus, em Jesus Cristo e no Espírito Santo. A vida cristã é fruto da fé e da opção de viver como Jesus viveu.

No horizonte religioso são muitas as possibilidades de viver a fé. A mais abrangente é a vida batismal destinada a todos os cristãos. Todo batizado é filho de Deus, chamado a viver como Cristo viveu. Aqui o referencial é Jesus Cristo. Todos olham para Ele e procuram compreender o seu ensinamento e confiar no poder de sua Palavra e de sua presença. Jesus Cristo é luz, sabedoria do Pai, Palavra do Pai para todos os seus irmãos. Quem escuta Jesus Cristo e vive de acordo com sua Palavra é de verdade cristão e participante da sua família, que é a Igreja.

Também muitos batizados optam pela vida matrimonial. Este é um dom particular de Deus. O homem e a mulher se unem para constituir família e gerar vidas, participando da criação divina. O matrimônio é uma bênção! Ao dizer isso, penso na família como união dos cônjuges, dos filhos e a alegria que estes proporcionam aos pais, juntamente com tudo que a vida familiar atrai de belo e bonito.

No meio da Família de Deus, muitos são chamados para servir, animar, evangelizar, dando testemunho do amor do Pai. A vocação sacerdotal e religiosa tem esta função específica. Quem se sente chamado a este serviço na Igreja, diz sim e empenha seu viver para atender à demanda do Povo de Deus. Deus mesmo quis se servir de alguns dos seus filhos para organizar sua família, dando-lhe condições de ser caminho de realização e santificação. Os ministros ordenados e consagrados colaboram com o projeto do Pai a fim de que sua família caminhe neste mundo conforme seu plano de amor.

Finalmente, entendemos vocação em ordem ao chamado divino. Que neste mês de agosto, aprofundemos o sentido da vocação humana, cristã, matrimonial e religiosa, tornando-nos servidores do Deus da vida. 

Rezemos para que toda vocação seja resposta de amor àquele que nos amou primeiro e nos chamou à existência e à vida batismal.

Nenhum comentário: