Festa de Nossa Senhora da Conceição 2012
Quarta-feira - 28.11.2012

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

A Festa da Padroeira 2012 chegou!!!

Hoje, dia 28, com grande ansiedade a cidade de Jardim do Seridó-RN aguarda a abertura da Festa da Padroeira, Nossa Senhora da Conceição, saindo da residência de Renan e Fabiana, às 19h, na Rua Dr. Ruy Mariz, passando pela rua Dr. Medeiros e Otávio Lamartine, depois na Rua Felinto Elísio no largo da Matriz, onde teremos o hasteamento da bandeira e Santa Missa. 

Vamos todos, é daqui a pouco já!!

Festa da Padroeira de Jardim do Seridó refletirá sobre a Fé

Nesta quarta feira (28) tem início a Festa da Padroeira de Jardim do Seridó, Nossa Senhora da Conceição. O tema de reflexão desse ano será: “Sem fé é impossível agradar a Deus” (Hb 11, 5-6), tema esse, proposto, em virtude de estarmos vivendo o ano da Fé, decretado pelo Papa Bento XVI no dia 11 de novembro deste ano de 2012 a 24 de novembro de 2013.

O Ano da Fé é um período favorável para redescobrir e aprofundar a fé Cristã, em especial, a Católica Apostólica Romana. Todas as noites do novenário da Festa da Padroeira,serão refletidos, trechos da Sagrada Escritura que falam sobre a Fé. Participemos da Festa e fortaleçamos a nossa Fé em Jesus Cristo, nosso Senhor.

Um abraço e Boa Festa!

Pe. João Júnior

Fonte: Diocese de Caicó

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Twitter fará cobertura da Festa de Nossa Senhora da Conceição

O Twitter da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Jardim do Seridó (@paroquiajs), que estava desativado, agora está retornando para a cobertura da Festa de Nossa Senhora da Conceição 2012 com informações breves, mas importantes do dia a dia da Festa da Padroeira, mostrando links de entrevistas, fotos e muito mais.

Todos vamos adicionar para ficarmos por dentro da Festa de Nossa Senhora da Conceição 2012.

Mensagem do Pároco para a Festa de Nossa Senhora da Conceição

FESTA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
De 28 de novembro a 08 de dezembro

TEMA: “Sem fé é impossível agradar a Deus” (Hb 11,5-6)

MENSAGEM
Caríssimo irmãos e irmãs de boa vontade, devotos da Imaculada Conceição, “sem fé é impossível agradar a Deus” (Hb 11,5-6). Com grande júbilo, vamos celebrar a Festa da nossa Padroeira, durante a qual cantaremos a Deus e a Virgem Imaculada, nosso hino de gratidão e manifestaremos nossa fé que nos dá a certeza do que ainda esperamos e sem a qual não podemos agradar a Deus.


No dia 11 de outubro passado, o Santo Padre Bento XVI, com a Carta Apostólica Porta Fidei ,proclamou o Ano da Fé, que transcorrerá até o dia 24 de novembro de 2013. Nessa Carta Apostólica, o Santo Padre afirma: “A renovação da Igreja realiza-se também através do testemunho prestado pela vida dos crentes: de fato, os cristãos são chamados a fazer brilhar sua própria luz no mundo, a Palavra de verdade que o Senhor Jesus nos deixou”. E nos diz ainda: “O professar com a boca indica que a fé implica um testemunho e um compromisso públicos. O cristão não pode jamais pensar que o crer seja um fato privado. A fé é decidir estar com o Senhor, para viver com Ele. Este “estar com Ele” na compreensão das razões pelas quais se acredita; A fé, precisamente porque é um ato da liberdade, exige também assumir a responsabilidade social daquilo em que se acredita”.


Para manifestar nossa unidade com o que a Santa Igreja está vivendo nesse momento, escolhemos para nossas reflexões durante o novenário textos sagrados que nos falam da fé. Com eles, meditaremos sobre nossa caminhada de fé como resposta prática diante dos desafios cotidianos, como faremos para que o nosso agir seja um testemunho autêntico da nossa adesão a Jesus Cristo.

Sem fé é impossível agradar a Deus (hb 11,5-6). Não podemos nos deixar arrastar pelo turbilhão das propostas que, o mundo nos apresenta, onde Deus é “despejado” da nossa vida e a prática do Evangelho é ridicularizada; onde somos levados a acreditar que não precisamos de Deus e que a experiência da fé é algo opcional e casual.

Que a Imaculada Conceição nos ajude a viver e assumir a fé que ela viveu. A todos, uma santa e abençoada Festa. Digamos sempre: “Creio, Senhor, mas aumentai a minha fé!”

Pe. Amaurilo José da Silva
Pároco

Pe. João Diniz do Nascimento Júnior
Vigário Paroquial

Programação Religiosa da Festa de Nossa Senhora da Conceição 2012

Dia 28 / 11 (quarta-feira): ABERTURA DA FESTA 19h00: Procissão saindo de frente do Mercadinho de Renan e Fabiania à Av. Dr. Ruy Mariz com a imagem de Nossa Senhora da Conceição e a bandeira da Festa. Ao chegar à Igreja Matriz, hasteamento da bandeira e Santa Missa.

Dia 29 / 11 (quinta-feira):
06h30: Missa na Matriz
18h30: Recitação do Ângelus e do Terço
19h00: 1ª novena
Tema: "A fé é a certeza daquilo que ainda se espera" (Hb 11,1-3)
Noite dedicada aos Setores Missionários e Artistas da Terra.

Dia 30 / 11 (sexta-feira): 
06h30: Missa na Matriz
18h30: Recitação do Ângelus e do Terço
18h30: Procissão motorizada saindo do Terminal Rodoviário. Ao chegar à Matriz, bênção dos veículos. 19h00: 2ª Novena
Tema: Sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11,5-6)
Noite dedicada aos motoristas, motoqueiros e ciclistas

Dia 1º / 12 (sábado):
18h00: Acolhida às imagens de Nossa Senhora e peregrinos que residem em Natal no Abrigo Dispensário e Procissão até a Matriz
18h30: Recitação do Ângelus e do Terço
19h00: Missa e 3ª Novena
Tema: A fé e o mandamento do amor (Tg 2,1-12)
Noite dedicada aos peregrinos de Nossa Senhora que residem em Natal e ao Setor Juventude da Paróquia.

Dia 02 / 12 (domingo):
06h30: Acolhida aos peregrinos vindos de São José do Seridó na Praça Miguel da Costa Cirne no Bairro Bela Vista
07h00: Missa na Matriz
17h00: Recitação do Terço na Matriz.
17h00: Caminhada dos agricultores saindo do Abrigo Dispensário. Ao chegar à Matriz, Missa e 4ª Novena, dedicadas aos homens e mulheres do campo e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
Tema: A fé sem obras é morta (Tg 2,14-22)

Programação Social da Festa de Nossa Senhora da Conceição 2012

Dia 1º / 12 (sábado): Jantar da Festa Após a Novena ao lado da Igreja Matriz. Preço: R$ 8,00

Dia 08 / 12 (sábado): Almoço da Festa. Após a Missa Solene no Esplanada Clube. Preço R$ 8,00

Hoje tem mais peregrinação para Festa de Nossa Senhora da Conceição

Hoje, dia 26, haverá a última peregrinação com a imagem em preparação Festa de Nossa Senhora da Conceição, desta vez saindo da Rádio Cabugi do Seridó para a casa do Casal Renan e Fabiana de onde sairá a procissão dia 28 para a Matriz. Ao chegar na residência do casal é rezada uma Celebração Mariana pelo Padre João Júnior, Vigário Paroquial.

A peregrinação está sendo bem participada, mas ainda precisamos da sua presença importante para fazermos uma belíssima Celebração à Maria.

A Festa de Nossa Senhora da Conceição começa dia 28

Por mais que a Programação da Festa não tenha chegado para a distribuição dos Fiéis, a Festa começará nesta quarta-feira, dia 28 deste mês, com a procissão saindo da casa do casal Renan e Fabiana, residentes na Rua Dr. Ruy Mariz, nas proximidades do Posto Morvan, no bairro São João, com a veneranda Imagem de Nossa Senhora da Conceição e a bandeira da Festa. Ao chegar à Igreja Matriz, hasteamento da bandeira e Santa Missa.

No dia 29, às 06h30 será celebra a Missa na Matriz. A novena será às 19h com o tema: "A fé é a certeza daquilo que ainda se espera", tirado da Carta aos Hebreus 11, 1-3. A Noite será dedicada aos Setores Missionários e Artistas da Terra.

A Festa será transmitida pela Super Rádio Cabugi do Seridó.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Convite

O Casal Zé Silva e Lucimar convidam você e sua família para uma missa em sua residência no dia 23 deste mês, às 19:30, na Rua Pref. José do Patrocinio Fernandes, bairro São João.

Logo após a missa, haverá bazar e leilão, para o qual se pede uma "prenda".

Agradece o Setor Santa Clara e a família de Zé Silva e Lucimar.

sábado, 17 de novembro de 2012

Continuam as peregrinações para a Festa da Padroeira

Foto: Rogéria Vasconcelo
Imagem em peregrinação
Em todos os cantos da cidade de Jardim do Seridó, tem movimentação e muita louvação à Deus por meio de Nossa Senhora da Conceição, o que se resume em Peregrinações para a Festa da Padroeira do Município.

As Peregrinações Festivas estão acontecendo por meio de Missas, seguidas de leilão e bazar, como também se dá por meio das Caminhadas pelos Bairros levando a Imagem da Padroeira, onde no bairro indicado reza a novena de Nossa Senhora. Hoje a imagem está na Capela de São Vicente de Paulo no Bairro Batentes, de onde sairá em Caminhada e Carreata para o Bairro Comissão, na segunda-feira, dia 19, às 19h.

Todas as mobilizações estão com uma significativa participação o que indica uma grande Festa este ano, como sempre diz os padres que por aqui passaram: "A festa é do tamanho que o povo quiser". 

O pedido para a participação do povo nas celebrações é a cada dia mais reforçado pelos Padres, Coordenadores e Membros da Equipes da Festa. 

Horários de Missas para este Final de Semana

Sábado (17)
19h - Missa na Residência de Chico Belarmino, na Cacimba Velha;
19h – Missa na Residência de Ivan e Geralda Sampaio (Bairro Esplanada).

Domingo (18)
7h – Missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição;
16h – Missa das Crianças no Santuário do Sagrado Coração de Jesus;
19h – Missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição;
19h – Missa na Residência de Manoel de Bebiá e Ceiça, na Travessa Tenente José Alves (Bairro Comissão).

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Jovens participaram de Encontro de Juventude Paroquial neste domingo

No domingo (11), a Juventude de Jardim do Seridó participou do Encontro Paroquial da Juventude que reuniu cerca de 60 jovens para louvarem, adorarem e celebrarem a busca pela santidade por meio do tema: "Jovem! Sede santo e não careta!". Dirigido pelas Irmãs do Pobres de Santa Catarina de Senna: Ir. Juliana , Ir. Ivonete e Ir. Conceição, tendo a participação de Ir. Helena e as outras irmãs, junto as postulantes da Congregação. Confira as fotos pela páginas de fotos do blog ou pelo link seguinte: https://picasaweb.google.com/105806823687877489470/EncontroParoquialDaJuventude

domingo, 11 de novembro de 2012

Comentário do Evangelho do 32º Domingo do Tempo Comum

Jesus ensina a autêntica generosidade

Os simples “se salvam pela ignorância”. Para os escribas vale o contrário: já que sabem, porém escondem sua cobiça de honra, banquetes e dinheiro atrás de longas orações, “esses receberão sentença mais severa”. Os escribas não são os fariseus. Estes eram judeus fervorosos, dados à observância da Lei até os mínimos detalhes. Para isso precisavam de assistência teológica, que lhes era fornecida pelos teólogos, os escribas. Os escribas geralmente aderiam à tendência farisaica, que lhes garantia freguesia e fama de santidade, mas nem por isso eram tão santos assim. Aconselhando “boas obras” às viúvas, proviam-se dos pobres recursos delas. Gostavam de todo tipo de precedência, até na boa comida. Nem todos, é claro (cf. ev. Dom. pass), mas muitos. Também hoje conhecemos os que explicam a Lei e os que a aplicam. O evangelho de hoje faz uma oposição entre a falsa piedade dos escribas (a hipocrisia) e a verdadeira piedade de suas vítimas, as viúvas, sinônimo de pessoas desprotegidas. Cita o exemplo de uma viúva que, depositando algumas moedinhas no templo, coloca “todo o seu viver”(literalmente cf. o texto grego) nas mãos de Deus, enquanto as pessoas abastadas, embora com muita ostentação, só dão de seu supérfluo.

A índole da viúva é confiar em Deus, já que vive à mercê das pessoas. A 1ª leitura nos narra um episódio para ilustrar isso. Elias está fugindo do ódio mortal que lhe dedica a rainha Jezabel, filha do rei da Fenícia. A fuga o leva à pátria dessa rainha. A fome o obriga a recorrer à casa de uma pobre viúva, antípoda da rainha. Ela está no fim de seus viveres. Vai cozinhar sua última farinha para si e seu filho, prevendo para depois a morte pela fome. Mas mesmo assim, dá preferência ao “homem de Deus” e lhe entrega seu último “viver”. E Deus recompensa sua entrega total: sua despensa nunca mais ficará vazia.

A mensagem global destes textos é que certos “homens da religião” estão muito longe do mistério da generosidade que se realizou no encontro do “homem de Deus” (Elias) e a viúva de Sarepta – uma pagã. Muitos homens da religião correm às casas das viúvas para se enriquecer, não para encher as despensas delas. Entretanto fazem ostentação de uma piedade que é a negação mesma da piedade da pobre viúva. Será que isso só existia em Israel, no tempo de Jesus?

sábado, 10 de novembro de 2012

Ano da Fé

O Ano da Fé iniciará em 11 de outubro de 2012, no 50º aniversário de abertura do Concílio Vaticano II, e terminará em 24 de novembro de 2013, Solenidade de Cristo Rei do Universo. “Será um momento de graça e de empenho para uma sempre mais plena conversão a Deus, para reforçar a nossa fé n’Ele e para anunciá-Lo com alegria ao homem do nosso tempo”, explicou o Papa durante a Missa de encerramento do Encontro Novos Evangelizadores para a Nova Evangelização, que presidiu no dia 16 de outubro de 2011, na Basílica Vaticana.

Bento XVI salienta que atravessar a porta da fé é embrenhar-se num caminho que dura a vida inteira. “Este caminho tem início com o Batismo, pelo qual podemos dirigir-nos a Deus com o nome de Pai, e está concluído com a passagem através da morte para a vida eterna”, indica.

De fato, desde o início de seu ministério como Sucessor de Pedro, o atual Pontífice sublinha a necessidade de redescobrir o caminho da fé para fazer brilhar, com evidência sempre maior, a alegria e o renovado entusiasmo do encontro com Cristo. “Devemos readquirir o gosto de nos alimentarmos da Palavra de Deus, transmitida fielmente pela Igreja, e do Pão da vida, oferecidos como sustento de quantos são seus discípulos”, adverte na Porta Fidei.

“A PORTA DA FÉ, (Porta Fidei) que introduz na vida de comunhão com Deus e permite a entrada na sua Igreja, está sempre aberta para nós. É possível cruzar este limiar, quando a Palavra de Deus é anunciada e o coração se deixa plasmar pela graça que transforma”, indica o Santo Padre no início do texto. 

Conheça detalhadamente o logo tipo do Ano da Fé 2012-2013


Imagem da Padroeira de Jardim do Seridó visita os Bairros da Cidade

A Festa da nossa Padroeira se aproxima e a Paróquia já vivendo clima de festa está promovendo com os fiéis e devotos de Nossa Senhora da Conceição, a Peregrinação nos bairros de Jardim do Seridó, com caminhada saindo de um bairro até a capelas ou local do bairro conduzindo a Imagem da Excelsa Padroeira.

A peregrinação teve início na terça-feira, dia 06 deste corrente mês, com a primeira visita ao Bairro Bela Vista, em carreata saindo da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição até a Igreja de São José Operário daquele bairro.

Paróquia realizará amanhã Encontro Paroquial da Juventude

Jovens do Grupo Cristiforme
A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição desta cidade, estará promovendo amanhã, dia 11, o Encontro Paroquial da Juventude, contando com a presença especial das Irmãs da Congregação das Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Senna de Recife-PE, além de muito louvor, adoração e animação para toda a Juventude curtir.

Começando às 8h da manhã, após a Missa Dominical, no Centro Pastoral Coração de Jesus e a taxa cobrada é de R$ 3,00 para o almoço no local.

Participe!

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Jovens da Paróquia estarão amanhã no Congresso Diocesano da Juventude

Amanhã, dia 10, os Jovens da Paróquia de Jardim do Seridó, estarão juntos com jovens de toda a diocese para participar do Congresso Diocesano da Juventude em Caicó-RN com o tema: "Chega de Violência e Extermínio de Jovens". O congresso terá a animação de três ministérios, marcha contra violência, arrastão com Trio Elétrico com a Banda Cavaleiros de Cristo, Missa Campal na Catedral de Sant'Ana e muito mais.

Na oportunidade, a Diocese estará celebrando também a Abertura do Ano da Fé 2012-2013 pelo Administrador Diocesano, Padre Ivanoff da Costa Pereira, ano este proclamado pelo Pontífice Papa Bento XVI no Vaticano.

Paróquia está participando de Assembléia Diocesana

Foto da Assembleia Diocesana de 2011
O pároco, Padre Amaurilo, o vigário paroquial, Padre João Júnior, e algumas representações de pastorais estão hoje e amanhã, 09 e 10, respectivamente, participando da Assembleia Diocesana de Pastoral, no Plenário do Centro Pastoral Dom Wagner, que começou às 7h e tem previsão de término para amanhã após o almoço no local.

A Assembleia Diocesana de Pastoral tem como objetivo avaliar as atividades do planejado para o ano 2012 e planejar metas, atividades, objetivos, além de eventos, celebrações e movimentos do ano 2013 na Diocese de Caicó-RN, que atualmente encontra-se vacante (sem Bispo Diocesano) e sobre a Administração Diocesana do Padre Ivanoff Pereira.

Após a realização da Assembleia Diocesana, cada paróquia organiza a Assembleia Paroquial de Pastoral para as mesmas atividades realizadas na Diocesana, sendo à nível paroquial.

Rezemos pela vinda de um novo Bispo para a Diocese de Caicó-RN!

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Faltam 20 dias para a Festa da Padroeira de Jardim do Seridó

A Festa da Excelsa Padroeira de Jardim do Seridó, Nossa Senhora da Conceição, está há apenas 20 dias do seu início. Este ano como todos os outros teremos o acolhimento dos peregrinos de Natal e peregrinos de São José do Seridó guiados por uma família que todos os anos participa de nossa festa, além de caminhadas, carreatas, noites dedicadas à diversos ramos da sociedade e Temas das Novenas pregados pelos Padres de nossa diocese.

De modo especial, este ano temos conosco como vigário paroquial, Padre João Júnior, que ano passado esteve conosco como seminarista estagiário e este ano pela graça de Deus já ordenado sacerdote e na alegria de ser vigário de sua terra natal.

As camisas da Festa já estão à venda com a Ir. Helena Rodrigues na casa da Congregação ou nas Missas da nossa paróquia. Faça já sua encomenda ou vá receber a sua camisa, caso já a tenha encomendado.

Façamos da Festa 2012, uma festa bonita para Nossa Senhora, Nossa Mãe e Padroeira de Jardim do Seridó. Participemos de todas as celebrações, de modo especial a Missa Solene que é o ato principal e importante de toda a Festa.

Nossa Senhora da Conceição, rogai por nós que intercedemos à vós!

Artigo: Usando as limitações como trampolim para a vitória

Padre João Júnior

Amigo e amiga gostaria de contar uma pequena parábola para você refletir: Era uma vez um menino que tinha 10 anos e que decidiu estudar Judo, apesar do fato de ele haver perdido o braço esquerdo em um acidente de carro devastador.

O garoto começou a ter aulas com um mestre de Judo japonês já bastante velho.O rapaz estava indo bem, então ele não conseguia entender por que, após três meses de treinamento o mestre havia lhe ensinado somente um movimento.

“Sensei”, o menino disse finalmente, “não devo aprender mais movimentos?

“Este é o único movimento que você sabe, mas este é o único movimento que você precisa saber”, respondeu o Sensei.

Sem entender completamente, mas acreditando em seu mestre, o menino manteve formação.

Vários meses depois, o sensei levou o menino em seu primeiro torneio.Surpreendendo-se, o menino ganhou facilmente seus dois primeiros jogos.O terceiro jogo provou ser mais difícil, mas depois de algum tempo, o seu adversário ficou impaciente e o garoto habilmente usou seu movimento para ganhar a luta.

Ainda surpreso por seu sucesso, o menino estava agora nas finais.

Desta vez, seu adversário era maior, mais forte e mais experiente.Por um tempo, o rapaz parecia ter sido vencido.Preocupado que o menino pudesse se machucar, o árbitro chamou um intervalo.Ele estava prestes a parar o jogo quando o Sensei interveio.

“Não”, o Sensei insistiu: “Deixe que ele continue.”

Logo em seguida a luta recomeçou, o seu adversário cometeu um erro crucial: ele deixou cair sua guarda.Imediatamente, o menino usou seu movimento para imobilizá-lo.O menino ganhou a luta e o torneio.Ele foi o campeão.

No caminho para casa, o menino e o Sensei revisaram cada movimento de cada lua. Então o menino teve a coragem de perguntar o que passava realmente em sua mente.

Grupo de Acolhimento está com vagas abertas

O Grupo de Acolhimento formado pela juventude desta paróquia está com novas vagas abertas nesta etapa de recomeço, por isto se você estiver interessado em ser este canal da Graça de Deus, procure Rogéria Vasconcelo ou Irmã Conceição e dê seu nome, como também indique para seus amigos e amigas este grupo de importância para a Paróquia.

O próximo encontro acontecerá na próxima quarta feira, dia 14/11, às 20h, no Centro Pastoral Coração de Jesus.