Festa de Nossa Senhora da Conceição 2012
Quarta-feira - 28.11.2012

terça-feira, 27 de março de 2012

Pe. Zeton – o primeiro padre DJ do Brasil O Pe. José

Antônio da Silva Coelho da diocese de Santo Amaro em São Paulo, também conhecido como Pe. Zeton, é filósofo e teólogo. Pós-Graduado em Espiritualidade. Desde jovem sempre teve paixão pela música. “ Para mim a música é a linguagem que liga o coração do homem a Deus” costuma afirmar. Ele é o primeiro padre DJ do Brasil e, nas apresentações pelo país, levando as suas pickups(CDJ) de DJ – surpreende a platéia por estar vestido de religioso. O que une a tradição com o contemporâneo. Em seus mais de 20 anos de carreira tem atuado em eventos religiosos, populares, missas da Graça, retiros na sua diocese e pelo país. Sua presença é garantia de sucesso de público e de muita alegria. Ao som da música eletrônica consegue animar não apenas a juventude. Faz também a festa de pais e dos avós que acompanham os netos e também entram no ritmo. Com o seu jeito engraçado, sempre tem muitas estórias divertidas e incríveis para contar. Busca inspiração nas periferias de São Paulo e de outros locais onde evangeliza de forma não convencional. Quando jovem animava as festas de Campos de Goytacazes, cidade onde morava no Rio de Janeiro, inaugurando seu estilo peculiar de DJ e as “cristotecas”. Decidido a se ordenar padre ingressou no seminário na Diocese de Santo Amaro (SP), adotando as regras de formação para o sacerdócio. Ainda seminarista, por insistência dos jovens que identificavam-se com seu jeito e com a música, ele volta a animar festas. Já padre deu continuidade a atividade de DJ, animando eventos religiosos e embalando a todos os amantes da musica eletrônica e musica religiosa. 
Por, Helena Crépin.
 Fonte: O POVO

segunda-feira, 19 de março de 2012

Arquidiocese de Natal inaugura Escola de Comunicação

Foto: José Bezerra
Alunos da ECAN participando de aula de Fotografia, com o professor Max Pereira 
Quarenta pessoas formam a primeira turma do Curso de Comunicação para a Pastoral, promovido pela Escola de Comunicação de Comunicação da Arquidiocese de Natal, em parceria com a Faculdade de Filosofia e Teologia Dom Heitor Sales. O primeiro módulo do Curso foi ministrado dias 17 e 18 últimos, no Centro Pastoral Dom Heitor Sales, na Cidade Alta, Natal, com as disciplinas de Pastoral da Comunicação e de Fotografia.

Entusiasmo e vontade de aprender mais para melhor atuar na Pastoral da Comunicação e nas outras pastorais, é o desejo manifestado pelos alunos. “Quis fazer o Curso porque quero aprofundar os conhecimentos adquiridos na minha formação acadêmica, aplicando-os nas atividades de evangelização”, diz o publicitário e coordenador da Pascom na Paróquia de Nossa Senhora da Candelária, em Natal, João Paulo Silva. Essa expectativa também é compartilhada pela radialista, estudante de Comunicação Social e coordenadora da Pascom na Paróquia de São Pedro Apóstolo, no Alecrim, Natal, Janyara Lima: “minhas expectativas são as melhores possíveis, tendo em vista a programação apresentada pela coordenação da Escola, e por se tratarem de disciplinas importantes para a formação dos agentes da Pastoral da Comunicação”.

Esperança é a palavra usada pelo seminarista Ândreson Madson, em relação à ECAN. “Vejo com muita esperança esta oportunidade que a Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Natal nos oferece: capacitar e fomentar a qualidade do serviço que nossos agentes oferecem à Igreja”, diz o seminarista.

A Escola de Comunicação surgiu de uma necessidade apresentada pelos coordenadores paroquiais da Pascom, no final de 2010. Durante o ano passado, um grupo preparou o projeto da Escola, definindo como primeira atividade o Curso de Comunicação para a Pastoral, que terá duração de um ano, com aulas acontecendo mensalmente, em um final de semana. O segundo módulo será realizado dias 14 e 15 de abril, com as disciplinas de Pastoral da Comunicação e Assessoria de Comunicação.

domingo, 18 de março de 2012

Grupo Jovem vivenciou Momento Penitencial

Foto: Matheus Araújo
Neste domingo (18), às 19h, o Grupo de Jovens Cristiforme, celebrou no Plenário do Centro Pastoral Coração de Jesus, um momento penitencial fazendo memória ao tempo da Quaresma, tendo como base textos bíblicos e cânticos tradicionais da Igreja, como também foi feita uma dinâmica sobre o pecado e sobre a salvação, utilizando materiais naturais desta região.

O material e toda a organização foi de responsabilidade do seminarista Danilo e do Diácono João Júnior, tendo como auxílio Irmã Helena Rodrigues, tendo este seminarista também presidido o momento penitencial.

Veja mais fotos clicando AQUI!

quinta-feira, 15 de março de 2012

A dor do Papa pela morte de 22 crianças belgas

Pêsames no mundo inteiro pelos 28 mortos, entre os quais 22 crianças, no acidente com o ônibus no qual viajavam, ocorrido terça-feira à noite em um túnel, no sul da Suíça. Uma vigília de oração foi realizada ontem na catedral de Louvain, na Bélgica presidida pelo Arcebispo de Malines-Bruxelas, Dom André-Joseph Léonard acompanhado pelo Núncio Apostólico na Bélgica, Dom Giacinto Berloco. Durante a vigilia, foi lida a mensagem de pêsames de Bento XVI às famílias das vítimas e a todas as pessoas envolvidas na tragédia. O Papa reza pelas vítimas e se solidariza com as famílias atingidas pelo acidente de Sierre, cuja dinâmica ainda deve ser esclarecida: problema técnico, erro humano ou mal-estar do motorista. No entanto, certa é a agonia das famílias das 22 crianças que morreram. Uma dor que o Bispo de Hasselt, Patrick Hoogmartens, assim expressou depois de encontrá-las: “Foi um encontro sem muitas palavras, as pessoas choravam... Alguns deles me diziam: “Onde está Deus?”. Eu respondi que a minha certeza é que Deus está presente também neste momento nos seus corações. Espero que a fé possa ajudar os genitores, as famílias e também as duas escolas”. O Primeiro-ministro, Di Rupo decretou dia de luto nacional para recordar as vítimas. Quis, ainda, acompanhar pessoalmente até a Suíça as famílias das crianças envolvidas no acidente. Uma viagem angustiante – definiu o premier. Muitos pais não sabiam o que tinha ocorrido com seus filhos. Depois, à noite todos os feridos, três em estado grave, foram identificados. Entretanto, o reconhecimento das vítimas será feito provavelmente nesta quinta-feira, antes do transferimento para a Bélgica. Um momento dramático, que as autoridades helvéticas adiaram o quanto possível, preparando os familiares com um grupo de psicólogos. Alguns genitores, mais fortes, pediram para ver o lugar do acidente na auto-estrada A9. Um momento para rezar e colocar no local algumas flores, que se somam a uma rosa branca que um automobilista tinha deixado dentro do túnel, no dia de ontem.

Fonte: Católicos.com

Aja de acordo com sua fé

Quando São Tiago nos fala de obras, não se trata simplesmente de realizações. Ele fala das obras da fé. A fé deve ser acompanhada de obras: precisamos agir de acordo com nossa fé. Não adianta acreditar que Jesus cura, é preciso acreditar que Jesus cura você. Algumas pessoas exigem fé dos outros, afirmando: “Você não foi curado porque não acreditou”. Mas não é verdade; nossa fé será sempre do tamanho de um grãozinho de mostarda. Não espere sentir uma grande fé. É preciso pegar a que temos e aplicá-la. Muitas vezes nos deixamos levar por nossos sentimentos e raciocínios. Por sentirmos nossa fé pequenininha, achamos que não vale a pena semeá-la: “Como vou confiar nessa fé pequenininha?” Se Deus não confiasse em você quando você foi gerado, você não existiria hoje. Éramos microscópicos no ventre de nossa mãe. Nossa fé é igualzinha a uma criança que começa microscópica no ventre materno. Ela é sustentada e cresce; se desenvolve e um dia vem à luz. Assim também precisamos semear nossa fé pequenina como a semente de mostarda. É preciso que as obras da fé colaborem para que então ela venha à luz. Deus o abençoe! Monsenhor Jonas Abib
Fonte: Canção Nova

terça-feira, 13 de março de 2012

Diocese de Caicó realizou Encontro Vocacional neste domingo

Durante este domingo (11) foi realizado em Caicó-RN no Centro Pastoral Dom Wagner, das 07h às 15h, um Encontro Vocacional Diocesano, que teve como tema "Vocação, Chamado de Fé", através do qual os jovens puderam compreender um pouco mais da importância de estar atento ao chamado da vocação, algo que se descobre aos poucos, vivenciando e sentindo essa inquietação que todos guardam dentro de si e que só o a vivência e o tempo serão capazes de amenizá-lo.

Dentre as diversas atividades desenvolvidas pelos organizadores do evento, pode-se citar a palestra que o Diácono Rodrigo Jovita Ubaldo ministrou, falando principalmente sobre a importância de estar preparado para o chamado, “pois, muitas vezes, os passos serão dados no escuro", como também disse ser "necessário que possamos compreender o que verdadeiramente nos apaixona, nos motiva, para que então nos entreguemos-nos de corpo e alma, sem medo dos obstáculos, que com certeza, irão surgi no meio do caminho”, afirmou Rodrigo.

Antes do momento do almoço, Padre José Marcos, vigário paroquial da Paróquia de São Sebastião de Parelhas e chanceler da Diocese de Caicó, presidiu a Santa Missa. Seguida das palavras da coordenadora de grupo jovem, Katyuscia Dantas, sobre a Jornada Mundial da Juventude 2013, no Rio de Janeiro.

O evento contou com a participação de grupos de jovens de todos os zonais e teve momentos de apresentação por parte de irmãs e seminaristas sobre o surgimento da vocação na vida do ser humano. Durante este ano os encontros serão mais diversificados, já que antes existia apenas um por ano. Soraya Roberta, que faz parte do grupo de jovens paroquial Cristiforme, comentou "É muito bom participar desses encontros, além de fazermos novas amizades podemos nos questionar mais sobre as futuras escolhas", e disse ainda, "esse foi o meu primeiro encontro, porém tenho certeza que irei aos outros que tiverem”, declarou.

O próximo encontro vai acontecer em agosto, na cidade de Currais Novos, a data ainda está para ser confirmada.

Bispo de quase 93 anos afirma: os Jovens são o tesouro da terra

Um Bispo colombiano de 92 anos de idade, enviou uma mensagem aos jovens e ressaltou a importância de que sejam conscientes que são o futuro e o "maior tesouro da terra". Em Villavicencio (Colômbia) diocese da qual é bispo Emérito, Dom Gregorio Garavito expressou que antes Deus era suficiente e agora "a juventude está ameaçada por um mundo erotizado, mas os jovens devem entender que são o futuro e o melhor tesouro da Terra".

O Prelado, que celebra este ano suas bodas de ouro como Bispo e 70 anos de sacerdote, disse que "minha família era muito pobre, mas muito religiosa. Rezávamos o Terço, líamos o catecismo e pouco a pouco me enchi dessa paz para tomar a decisão de ser sacerdote".

Em entrevista concedida ao jornal colombiano El Tiempo, o Prelado indicou que "sente-se uma paz imensa e uma alegria espiritual pela emoção de saber que Deus o escolheu como mensageiro. Tinha 17 anos e não esqueço esse dia".

O Bispo pregou em lugares inacessíveis e até teve que ser criativo para poder levar sua mensagem a lugares de risco. "Sempre confiei em Deus, quando a gente entrega a vida a Ele não devemos ter medo a nada", ressaltou o prelado, e acrescentou que "eu acredito que todos esses movimentos de inconformados no mundo acontecem porque os jovens têm fome de Cristo".

Por outro lado, lamentou as mudanças na Constituição de 1992 da Colômbia, onde se deixou de ensinar o curso de religião nos colégios, "a comunicação com Deus foi cortada de um talho", afirmou, e acrescentou que isso prejudicou as famílias e se reflete nas muitas separações que ocorrem atualmente. Com seus anos de experiência, Dom Garavito aconselha os seminaristas e lhes recorda que "estão em um mundo erotizado onde as tentações abundam. Peçam com o coração para que a tentação se afaste e aumente sua fé para poder servir com orgulho a Deus".

Finalmente, manifestou que só o amor puro salva o ser humano, "não tenham medo de Deus, Ele nos espera, Ele nos ama e nós parecemos fugir dele, às vezes parece que até nos envergonha que nos relacionem com Ele. Sigam no caminho que Jesus vai adiante, é um amigo que não falhará".

Fonte: ACI Digital

Confirmada gripe suína em Jardim do Seridó


A coordenação de Epidemiologia do Rio Grande do Norte recebeu do Laboratório de Belém do Pará, o resultado dos exames feitos em uma jardinense, de inicial M., que continua internada na UTI do Hospital Regional de Currais Novos, com suspeitas do vírus H1N1, também conhecido como gripe suína. Neste caso específico, o exame deu positivo. Mas, de acordo com o setor, apesar da positividade, não há tantos motivos para se preocupar, já que todos os procedimentos foram tomados pelo Hospital Regional, desde quando os médicos perceberam na paciente, sintomas claros da doença, a começar da aplicação do remédio Tamiflu. A paciente contraiu a gripe nos últimos dias de sua gravidez, e deu a luz sem complicações ao seu filho. Na semana passada, a secretaria de Saúde de Jardim do Seridó chegou a divulgar nos meios de comunicação da região, que o exame tinha dado negativo. O laudo oficial enviado pelo laboratório de Belém do Pará já foi enviado a direção do Hospital de Currais Novos e comunicado aos médicos e alguns familiares da vítima. Nas próximas horas, o setor de epidemiologia do RN deverá se pronunciar a respeito da confirmação da gripe suína no município seridoense.
 Fonte: Blog de Marcos Dantas

domingo, 11 de março de 2012

Reforma no Centro Pastoral conta com a participação de jovens

Foto: Matheus Araújo
Parte do Pátio e do corredor de salas na parte interna
A reforma que está sendo feita no Centro Pastoral da Paróquia de Jardim do Seridó, motiva jovens que fazem parte do Grupo de Jovens Cristiforme a realizarem um trabalho voluntário, para o melhoramento do referido prédio, tendo como coordenador o jovem Dênis Dantas, que está atuando também na coordenação geral do prédio, sendo assim, responsável pela administração e manutenção do local. 

As atividades que começaram mês passado já estão chegando ao fim e com elas os jovens voluntários puderam aprender que através dessa pequena atitude contribuiram não só para a limpeza do ambiente, assim como, para mostrarem a sociedade que os verdadeiros critãos ajudam nas atividades da igreja a fim do seu engrandecimento, sem esperarem recompensas.

Para ver mais fotos da Reforma do Centro Pastoral CLIQUE AQUI!

Artigo: A Palavra de Deus


“Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;” (Mt 7, 24-26). Como Jesus disse, não adianta só escutarmos, mas sim praticá-las, do mesmo modo de ler um enorme livro com palavras de alto nível lingüístico e não procurar saber o significado, assim também é a Bíblia Sagrada.

A Bíblia foi escrita pelos apóstolos que foram iluminados pelo Espírito Santo e só pelo mesmo Espírito Santo poderemos ler e entender a Palavra de Deus, se eu a leio sem entender o que Deus quer dizer a mim e a todos nós, então não haverá sentido, pois a Palavra de Deus possui muito tipo de situações, ela possui: advertências, ensinamentos contados em parábolas, conselhos, dicas para a santidade, entre outros.

Na maioria das vezes, lendo um versículo bíblico sentimos uma inquietação, algo que mexe no íntimo dos nossos corações, isto explica que a Palavra de Deus está viva, não só conta um acontecimento, não só orienta e ensina os apóstolos da época de Cristo, mas serve para mim, para você, para todos aqueles que leem a Bíblia Sagrada.

Além de ser um conjunto de livros santos, a Bíblia é para ser meditada, rezada, estudada, como também, anunciada por todos que a leem, pois Jesus nos diz: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15).

Matheus Araújo da Silva Bezerra

Comentário do Evangelho - III Domingo da Quaresma – Ano B

D. Henrique Soares
Ex 20,1-17
Sl 18
1Cor 1,22-25
Jo 2,13-25
Comecemos pela primeira leitura a nossa meditação da Palavra de Deus para este Domingo. Que nos apresenta o Livro do Êxodo? As Dez Palavras, os Mandamentos de Torah. A palavra “mandamento” tem, hoje um significado antipático. Não gostamos de mandamentos, de normas, de preceitos. No entanto, para um judeu – e também para um cristão -, os preceitos, os mandamentos do Senhor, são uma bênção, um sinal de carinho paterno de Deus, que se volta para nós e nos abre o seu coração, falando-nos da vida, mostrando-nos o caminho, iluminando a direção da nossa existência. Foi com esse sentido que o Senhor nosso Deus deu a lei, revelou os preceitos a Israel. A Lei não deveria ser vista como um feixe pesado e opressor de proibições, mas como setas que apontam para o caminho da vida e nos fazem descansar no coração de Deus. O próprio termo hebraico torah, que traduzimos por Lei, significa, na verdade instrução. Na Lei, na Instrução, Deus nos fala da vida porque deseja conviver com o seu povo. Sendo assim, os preceitos são uma bênção! O profeta Baruc afirma isso com palavras comoventes: Escuta, Israel, os mandamentos da vida; presta ouvidos, para conheceres a prudência. Por que Israel, por que te encontras na terra dos teus inimigos, envelhecendo em terra estrangeira? É porque abandonaste a fonte da Sabedoria. Ela é o livro dos preceitos de Deus, a Lei que subsiste para sempre: todos os que a ela se agarram destinam-se à vida, e todos os que a abandonam perecerão. Volta-se, Jacó, para recebê-la; caminha para o esplendor, ao encontro de sua luz! Não cedas a outrem a tua glória, nem a um povo estrangeiro os teus privilégios. Bem-aventurados somos nós, Israel, pois aquilo que agrada a Deus a nós foi revelado” (Br 3,9-10.12; 4,1-4). Eis, pois, o que são os mandamentos: uma luz, um caminho de liberdade, porque nos faz conhecer o coração de Deus e os seus sonhos para nós. Viver na Palavra de Deus, mergulhar nos seus preceitos é viver o seu sonho para nós, é ser livre, maduro e feliz. Por isso o Salmista, hoje, canta: “A lei do Senhor Deus é perfeita, conforto para a alma! O testemunho do Senhor é fiel, sabedoria dos humildes. Os preceitos do Senhor são precisos, alegria ao coração. O mandamento do Senhor é brilhante, para os olhos é uma luz. suas palavras são mais doces que o mel, que o mel que sai dos favos!” E, no entanto, Israel violou a Lei de Deus, fechou-se para os preceitos do Senhor… E por quê? Porque não basta seguir um feixe de regras e normas para agradar a Deus. A Lei somente tem sentido se for vivida como uma relação de amor. Olhai bem como começa o Decálogo: “Eu sou o Senhor teu Deus que te tirou do Egito, da casa da escravidão. Não terás outros deuses diante de mim”. Aqui está já dito tudo: por lado Deus, apaixonado, fiel, amoroso: tirou o seu povo da miséria de suas escravidões. Por outro lado, o povo: de quem ele espera um coração totalmente dedicado ao seu Deus: “Não terás outros deuses diante de mim!” É esta relação de amor que Israel quebrou, contentando-se muitas vezes com um legalismo vazio e frio. 

sábado, 10 de março de 2012

A nova evangelização parte também do confessionário

A emergência educativa pode ser enfrentada também ensinando aos jovens a misericórdia de Deus, graças ao sacramento da Confissão. Foi o que salientou o Papa durante a audiência aos participantes no Curso sobre o Foro interno promovido pela Penitenciaria Apostólica, acompanhados pelo Penitenciário Mor, o card. D. Manuel Monteiro de Castro. 

Numa época de emergência educativa – disse Bento XVI – na qual o relativismo põe em discussão a própria possibilidade de uma educação entendida como progressiva introdução ao conhecimento da verdade, ao sentido profundo da realidade, portanto como progressiva á relação com a Verdade que é Deus, os cristãos são chamados a anunciar com vigor a possibilidade do encontro entre o homem de hoje e Jesus Cristo no qual Deus se fez tão próximo ao ponto que o podemos ver e escutar. 

Nesta perspectiva – prosseguiu Bento XVI - o Sacramento da Reconciliação que parte de um olhar sobre a própria concreta condição existencial, ajuda de maneira singular aquela abertura de coração que permite virar o olhar para Deus para que entre na vida. A confissão torna-se assim cada vez mais uma luz de esperança para o mundo. 

No discurso a Penitenciaria Apostólica Bento XVI analisou os vários aspectos através dos quais a confissão pode contribuir para aquela nova evangelização na qual deseja empenhar a Igreja graças ao ano da fé que terá inicio no próximo Outono. Neste contesto explicou o sentido da misericórdia de Deus e o seu comunicar-se ao homem através da confissão.

Fonte: Rádio Vaticana

Anteprojeto de novo Código Penal vai prever possibilidade de aborto

Foto: Arthur Monteiro / Agência Senado
A comissão de juristas responsável por elaborar o anteprojeto do novo Código Penal aprovou, na tarde desta sexta-feira (9), a inclusão no texto de um artigo que não considera crime o aborto realizado por vontade da gestante se, até a 12ª semana de gestação, médico ou psicólogo atestarem que a mulher não tem condições de arcar com a maternidade. 

Também não haverá crime de aborto, segundo a proposta, se "comprovada a anencefalia ou quando o feto padecer de graves e incuráveis anomalias que inviabilizem a vida independente, em ambos os casos atestado por dois médicos". 

O anteprojeto, que está em fase final de elaboração, deve ser entregue até maio ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Ele deve criar uma comissão especial de senadores para discutir o assunto e para que a proposta comece a tramitar na forma de um projeto de lei. 

Relator do anteprojeto do novo Código Penal, o procurador regional da República da 3ª Região Luiz Carlos dos Santos Gonçalves afirmou que a proposta não vai deixar de considerar aborto como crime, mas vai passar a avaliar questões consideradas "extraordinárias", como, por exemplo, situações de mães viciadas em drogas que - caso queiram e o médico ateste o vício - poderão abortar até a 12ª semana de gestação. 

"Não é aborto permitido por motivo de futilidade. Será em casos de dependência química, em situação de desespero. O aborto vai continuar sendo crime, mas abrimos exceções para questões extraordinárias. A gente pensou na situação de dependência química, de mães que abandonam seus filhos em terrenos baldios. Não é uma decisão superficial", afirmou o procurador.

Fonte: G1

sexta-feira, 9 de março de 2012

Fiéis vivenciam Quaresma com “sacrifícios pessoais”

A prática do jejum, da abstinência de carnes, doces e outros “sacrifícios pessoais” fazem parte dos chamados “exercícios quaresmais”, na vida dos cristãos católicos. Essa prática acontece, principalmente, no tempo da Quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas e termina na Missa da Ceia do Senhor. Jejuar, abster-se de ingerir carnes ou algum outro alimento e até evitar fazer aquilo que mais gosta são formas que os fiéis encontram de se penitenciar, neste período. 
Foto: Mirian Jorge
Maria das Dores Costa (Dorinha), 70 anos, praticante dos exercícios quaresmais
Maria das Dores Costa, 70 anos, costureira, paroquiana de Nossa Senhora da Conceição, de Ceará-Mirim, abstem-se de carne nas sextas-feiras, durante todo o ano, e, na Quaresma, também nas quartas-feiras. “Também participo das missas todos os dias e dedico maior tempo à reflexão do Evangelho, e sempre estou presente nas atividades propostas pela Paróquia, para esse período”, conta Maria das Dores.

Serviço de Animação Vocacional da Diocese de Caicó faz o Seu Planejamento para o Ano de 2012

Na última quarta-feira, dia 29 de fevereiro, o SAV da Diocese de Caicó, iniciou suas atividades através do planejamento anual. Após a avaliação dos trabalhos realizados no ano de 2011, foram traçadas as seguintes metas para este ano de 2012:

1-Fortalecer as Equipes Paroquiais Vocacionais nos lugares onde já existem e implantar onde ainda não atuam;

2-Realização do Congresso Diocesano dos Coroinhas e Acólitos, no dia 29 de abril (cidade ainda a ser definida) e dos Encontrões vocacionais para os dias 11 de Março, em Caicó-RN, e 26 de agosto, em Currais Novos-RN.

3-Fazer um acompanhamento vocacional bimestral com os candidatos ao Seminário com auxílio do SAV Diocesano, Equipe de Formação e do Psicólogo. Os encontros acontecerão no Seminário Diocesano e serão explorados os temas do discernimento vocacional, dimensão humano-afetiva, dimensão familiar e comunitária e espiritualidade.

Além deste acompanhamento pessoal e formativo, serão visitadas as famílias dos jovens, tendo em vista uma orientação vocacional a partir da base.

Fonte: PASCOM - Diocese de Caicó

Papa pede reforço no ensinamento sobre castidade e matrimônio

O Papa pede o desenvolvimento de uma pastoral clara e normas de liturgia para uma digna celebração do matrimônio que - acrescenta - "comporta um testemunho não ambiguo das objetivas exigências da moral cristã". Bento XVI fala ainda de "carências nas catequeses dos anos recentes" na comunicação da doutrina da Igreja Católica, que em relação Sacramento do matrimônio e à castidade, é clara. 

O Santo Padre em seu discurso reforça que "o Sacramento do matrimônio é indissolúvel" e que "as diferenças sexuais na definição do matrimônio não podem ser consideradas irrelevantes". Ele também fala da riqueza da visão cristã da sexualidade humana e da castidade, da específica comunhão entre as pessoas, essencialmente enraizada na complementariedade dos sexos e orientada para procriação. 

O Pontífice recordou que tal doutrina é expressa pelo magistério depois do Concílio e apresentada no Catecismo da Igreja Católica e no Compêndio da Doutrina Social da Igreja, e afirma: "Existe a necessidade que tais ensinamentos sejam recolocados no seu justo lugar na oração e nas indicações catequéticas". 

Bento XVI fala de "crise do matrimônio e da família", da crescente prática da convivência antes do matrimônio que, segundo ele, "é vivida geralmente por parte de casais que não são conscientes do fato que se trata de uma situação gravemente pecaminosa". A este propósito o Papa recorda os tantos problemas da sociedade atual que não tutela a família o suficiente. Ele denuncia as correntes culturais que procuram alterar a definição legal do matrimônio. 

Ao final, o Santo Padre dispensou palavras de apreço pelo empenho dos bispos americanos em suas dioceses através das paróquias, das escolas, dos organismos humanitários e pediu para que existam pessoas que estejam ao lado daqueles que estão em situações matrimoniais dificeis, em particular divorciados e separados, pais solteiros, mães jovens e mulheres que levam em consideração o aborto, assim como, menores que sofram as consequências da ruptura da família. 

Sexta-feira, 09 de março de 2012, 12h10 - Radio Vaticana em italiano 

(Tradução: Mirticeli Medeiros - equipe CN Notícias)

Adoração ao Santíssimo conta com a presença de jovens

Na noite desta quinta-feira (08), às 19h, no Santuário do Sagrado Coração de Jesus, aconteceu a Adoração ao Santíssimo Sacramento que contou com a presença de vários jovens da comunidade, além dos componentes do Grupo de Jovens Paroquial Cristiforme, Encontro de Jovens com Cristo (EJC) e a comunidade em geral. Do EJC Carnaúba dos Dantas vieram os jovens ,Jenifran ,que regeu o coral e Geisa, que comandou a Adoração. Para ela “os jovens e todo ser Cristão deveriam se entregar mais, saber reconhecer que Deus está ao nosso lado e que nunca nos desampara, não importa quantos sejam os sofrimentos que estejamos passando. Para isso, basta parar de falar e escutar o que ele tem para nos dizer ”, afirmou.

Fonte: Cristiforme

Pelas Vielas da Saúde Pública, 05 de Março de 2012


Exº. Sr Ministro da Saúde,
Gostaria de expressar a minha indignação perante o descaso com o qual o senhor e o seu ministério está tratando as minhas diversas áreas. Sei que o problema não é de hoje, já que se arrasta por muitos anos, porém utimamente a situação piorou de vez. Os nossos hospitais infelizmente não conseguem atender aos seus pacientes, por apresentarem falta de medicamentos, bons aparelhos, leitos suficientes para darem algum ‘’conforto’’, além de profissionais capacitados e bem remunerados. Mas os problemas não param por aí, já que as verbas investidas,grande parte delas, antes mesmo de chegarem são desviadas por administradores corruptos que pensam no seu próprio bem-estar e esquecem que cidadãos  morrem diariamente em meio a esse caos, devido não obterem êxito em seus atendimentos.

Está cansado de ler estas poucas linhas que escrevo? Imagine só se o senhor  esperasse por seis meses para realizar um simples exame, mesmo assim, tendo que suportar todas as dores causadas por outros males, além de correr o risco de chegar ao óbito muito antes mesmo de ser atendido.

Pois é! No Brasil é assim, milhares de pessoas falecem nas filas, leitos e corredores de hospitais por apresentarem esses sintomas, geralmente pertencentes as chamadas clases,’’C’’,’’D’’ e ‘’E’’, já que as mesmas apresentam altos índices de pobreza e não possuem condições financeiras suficientes para pagarem uma boa clínica particular.

Chega de falar do faremos,já estou cansada do verbo no futuro, luto e quero o presente, para que ele seja um verdadeiro exemplo para várias nações que sofrem com esse e outras calamidades. 
Aguardo anciosa por rápidas e eficientes mudanças.

E “que a Saúde se difunda sobre a Terra” (Cf. Eclo 38, 8).


Por Soraya Roberta


Fonte: Cristiforme

Como é ser um Jovem Católico ?


Entende-se por católico, aquela pessoa que aderiu à religião Católica para o seguimento a Jesus Cristo. Ser católico não é só dizer que é, mas seguir com amor o que Ela – A Igreja – nos apresenta e nos propõe para um seguimento fiel a Jesus Cristo. Deve-se escutar sempre a Palavra de Deus e praticá-la, observar os mandamentos de Deus e da Igreja, servir e amar os irmãos, participar das pastorais e movimentos, celebrar os Sacramentos, especialmente a Eucaristia, Ápice da Vida da Igreja. Ser católico não é fácil, menos ainda nos tempos modiernos. As críticas à Igreja e à Doutrina Católica são bastante, o protestantismo aumenta a cada dia, os fieis cada vez mais dispersados no mundo. Se para os mais experientes é difícil, quanto mais para um jovem, que sempre está em mudança, com sua garra e disposição, agitado, sempre em discernimento. Como ser um jovem católico ativo na Igreja? Muitos têm uma pequena concepção que “a Igreja é pra gente velho”, mas não ver que hoje a maioria dos padres são jovens e que têm muitos jovens ativos na comunidade e são felizes por isso. A Igreja é rica em movimentos e pastorais, ou seja, em ministérios e vem investindo muito em como evangelizar a juventude. Hoje existe a PJ (pastoral da juventude), o EJC (Encontro de Jovens com Cristo), vários encontros para jovens, como, por exemplo o DNJ (Dia Nacional da Juventude), a Catequese, especialmente da Crisma, que são jovens os catequistas. A Igreja está aberta para a novas comunidades de vida e aliança e aos novos carismas.Hoje muitos jovens são participantes da Renovação Carismática Católica, que vem sendo uma grande ajuda na evangelização da juventude. O jovem tem muitas opções para ser um católico fiel e ativo, basta ser incentivado, querer e ter responsabilidade. Ser um jovem católico nos proporciona novas conquistas, amizades, um bom relacionamento com o próximo e um grande amigo: DEUS. O jovem é bem querido na Igreja e é o futuro desta mesma Igreja. Por isso vamos aderir com amor a proposta da Igreja em seus ministérios diversos e servir a Deus na observância da Palavra, Eucaristia, Caridade e anunciar o Cristo, que é Caminho, Verdade e Vida.


Por: Seminarista Jerffeson Adelino Gomes, Diocese de Caruaru –PE

A Borboleta e a Pequena Flor


Certa vez um homem pediu a Deus uma flor e uma borboleta, mas Deus lhe deu um cacto e uma lagarta. O homem ficou triste porque não entendeu o porquê seu pedido veio errado.
Daí o homem pensou:
“Também com tanta gente para atender...” e resolveu não questionar o presente de Deus.
Passado algum tempo, o homem foi verificar o pedido que deixara esquecido. Pra sua surpresa, do espinhoso e feio cacto, havia nascido a mais bela das flores.
E a horrível lagarta havia se transformado em uma belíssima borboleta.
Deus sempre age certo. O seu caminho é o melhor, mesmo que aos nossos olhos pareça estar tudo errado. Se pediu uma coisa e recebeu outra, confie. Tenha certeza que Ele nunca erra na entrega de seus pedidos, siga em frente sem murmurar ou duvidar. O espinho de hoje...será a flor de amanhã.

Fonte: Cristiforme


terça-feira, 6 de março de 2012

Artigo: Jejum

Ademilson Medeiros de Azevedo 

O jejum é a abstinência parcial ou total de alimentos em certos dias por penitência ou prescrição religiosa (Dicionário Silveira Bueno). A Igreja Católica manda fazer o jejum e abstinência de carne na quarta-feira de cinzas e na sexta-feira da Paixão. Estão obrigados a fazer a abstinência as pessoas que já completaram 14 anos de idade até o final da vida. Estão obrigados a fazer o jejum as pessoas que já completaram 18 anos até os 60 anos iniciados (Diretório da Liturgia).
O jejum nos faz estabelecer relação de justo equilíbrio com nós mesmos e com a natureza. A Campanha da Fraternidade deste ano nos ensina que a abstinência de alguns alimentos pode favorecer nossa saúde. A renúncia ao consumismo desenfreado diminui a agressão à natureza e ao meio ambiente. Às vezes faz bem dizer não aos filhos e a nós mesmos. Há uma relação inversa entre o consumo exagerado e a saúde da natureza. O jejum nos torna solidários com quem é obrigado a jejuar por força das circunstâncias. E a economia advinda do jejum pode ser destinada aos necessitados. (Jornalzinho “O Domingo” de 11 de março de 2012)
Todos podem fazer jejum. Sejam idosos, quer estejam cansados ou doentes, sejam gestantes, mães que amamentam, jovens ou adultos. Todos podem jejuar sem que isso lhe faça mal, mas, pelo contrário, lhes faça bem. Muitas pessoas não jejuam porque não sabem fazê-lo. Estas pessoas imaginam que jejuar seja uma coisa muito difícil e dolorosa que elas não vão conseguir fazer. Abordo aqui o aspecto prático do jejum. Existem várias modalidades de jejum, falarei, no entanto, de alguns tipos ou modos, que poderão ser de grande proveito para você e que a Igreja ensina a melhor maneira de como fazê-lo.

O jejum prescrito

É o do tipo simples estendido por toda a Igreja, podendo ser feito por qualquer pessoa. Alguém poderia pensar que esse seja um jejum relaxado ou que nem seja realmente jejum, porque ele é muito fácil. Mas não é bem assim. Esse é um modo de jejuar que vem da Tradição da Igreja e pode ser praticado por todos sem exceção, sendo esse o motivo porque é prescrito a toda a Igreja. E como pode ser feito este tipo de jejum (o prescrito)? Bem, O básico desse tipo de jejum é que você tome o café da manhã normalmente e depois faça apenas uma refeição - almoçar ou jantar -, a depender dos seus hábitos, de sua saúde e de seu trabalho. A outra refeição, a que você não vai fazer, será substituída por um lanche simples, de acordo com as suas necessidades. Dessa maneira, por exemplo, se você escolher o almoço para fazer a refeição completa, no jantar faça um lanche que lhe dê condições de passar o resto da noite sem fome. O conceito de jejum não exige que você passe fome (fonte: www.cancaonova.com). O importante, e aí está a essência do jejum, é a disciplina, e é você não comer nada além dessas três refeições. O que interessa é cortar de vez o hábito de "beliscar", de abrir a geladeira várias vezes ao dia para comer "uma coisinha". Evitar completamente, nesse dia, as balas, os doces, os chocolates e os biscoitos. Deixar de lado os refrigerantes, as bebidas e os cafezinhos. Para quem é disciplinado - e muitos de nós o somos -, isso é um jejum, e dos "bravos"! Nesse tipo de jejum, não se passa fome. Mas como "a gente" se disciplina; como refreia a gula! E é esta a finalidade do jejum. Mas será que todos podem fazer ou estão aptos para praticar este tipo de jejum? Qualquer pessoa pode fazer esse tipo de jejum, mesmo os doentes, porque água e remédios não quebram jejum. Se for necessário leite para tomar os remédios, o jejum não é quebrado, pois a disciplina fica mantida. Para o doente e para o idoso, disciplina mesmo talvez seja tomar os remédios e tomar corretamente.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Quaresma, Tempo de Encontro e Relacionamento

Pe. Rômulo Azevedo da Silva
“CONVERTEI-VOS E CREDE NO EVANGELHO” (Mc 1,15).

Estamos vivendo mais um ano litúrgico, quando o Espírito Santo de Deus nos dá a oportunidade de mergulharmos em todo o mistério e ministério da vida de Jesus. A liturgia é lugar primordial de encontro com o Senhor da vida e da história. A quaresma é uma caminhada, um tempo de meditação; nos prepara e capacita para chegarmos com pés firmes no maior acontecimento de nossa fé, a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. Assim, é um tempo nosso, um presente que a sabedoria de Deus criou e nos deu, dentro, vem todo o seu amor e carinho. Não há a menor dúvida de que o Senhor nosso Deus nos criou para a felicidade e nos convida incessantemente para participarmos de sua alegria. Deus é um Ser imensamente feliz; em cada coisa criada, Ele imprimiu a marca de um desejo de contentamento e felicidade; basta olharmos para todo o espetáculo de luzes e cores que nos mostra a natureza e veremos o estrondo da vida que borbulha em todo o universo. É no homem, contudo, que isso se constata de modo mais real e marcante.

Nossas vidas são feitas de momentos; estes dependem de nós e de nossas escolhas. Às vezes fico me perguntando o que está faltando para sermos felizes de verdade. Olho para a arte, a música, o teatro, o cinema e para tudo que o homem produz e me questiono; muitas são as querelas que surgem em meu peito também humano. O que será que está acontecendo? Por que não conseguimos o que mais buscamos? É belo ver todo o desejo de paz, amor e felicidade que carregamos em nossas almas, todos os sonhos que projetamos naquilo que criamos. Como não nos emocionarmos ao vermos cenas de filmes e novelas, músicas que mais parecem um espetáculo do próprio universo e crianças que ainda brincam e se encantam com as ondas do mar e com as promessas dos adultos. Tudo isso me faz acreditar em um mistério maior do que nós e de nossas capacidades físicas e intelectuais. Jamais chegaremos a ver um pouco do que foi preparado para nós se não nos colocarmos a caminho, jamais chegaremos se não enfrentarmos os desafios, perigos e emoções da jornada. A quaresma é este convite, que quer nos dizer que não veremos nada se dentro de nós não houver uma pré disposição para o encontro com tudo que não só faz parte de nós, mas é nosso; ou melhor, somos tudo isso.

Então como viver bem este tempo, esta jornada? É claro que não viveremos bem se não entendermos bem a premissa filosófica há muito conhecida: “ninguém ama aquilo que não conhece”. Que Deus abra nossos corações para podermos entender um pouco mais.

A quaresma só pode ser entendida e vivida à luz do Tríduo Pascal da Paixão, Morte e Ressurreição, de Jesus. A Páscoa é a festa batismal da Igreja. No Cristo morto e ressuscitado, ela celebra o novo nascimento dos que são batizados e renova a Aliança batismal dos que já foram mergulhados nas águas da nova vida. Para esta festa a Igreja se prepara com a penitência.

PENITÊNCIA

Não podemos esquecer que a penitência não é uma lista de práticas nocivas ao nosso corpo, alma e até saúde; penitência é, antes de tudo, a nossa disposição de encontrar Deus e todo o seu mundo de amor e felicidade. Não é viver práticas externas somente; isto é fácil e pouco para uma inteligência tão complexa quanto a nossa; somos capazes de realizar coisas sem que estas nos toquem por dentro. A penitência quer transformar, fazer ver, levar-nos a um sentir que algo pode acontecer, que somos capazes de acolher ou renunciar a algo para nos tornarmos mais capacitados de experimentar uma realidade mais especial, concreta e fértil para nossas vidas. Será que uma pessoa que não sabe andar de bicicleta experimentará o sabor de ter uma experiência a mais do que quem já aprendeu a pedalar? Assim, penitência é um exercício que realmente toca na realidade de cada um; por isso, cada pessoa deve, se conhecendo, escolher livremente o que oferecerá ao Senhor como pedido, oferta e desejo de crescimento; é o lugar onde nós deixamos nossos próprios interesses e nos voltamos para Deus ( busquemos a Palavra de Deus – Joel 2, 12-18 ).

EXERCÍCIOS QUARESMAIS

No Evangelho de quarta-feira de Cinzas a Igreja nos proporciona uma profunda meditação sobre os exercícios da quaresma. Todos estes querem nos conduzir a uma real conversão. Este é o grande apelo e chamado da quaresma. A finalidade da vida de cada cristão é ser como o Mestre Jesus, santo e agradável ao Pai. Conversão não é viver uma vida de anjo, super-héroi ou extra-terrestre; santidade é nossa humanidade trabalhada à luz da pessoa de Cristo. Converter-se é mudar de direção, de perspectiva, de modo de vida, buscando tudo que nos ajuda a viver a proposta que escolhemos para nós. O atleta não deixa de comer ou fazer tudo que possa comprometer sua capacidade física e emocional? Assim também devemos ser em nossa vida espiritual.

Mateus nos apresenta uma síntese , o programa destes exercícios de e para a conversão, oração, jejum e esmola ( Cf Mt 6,1-8.16-18):

ORAÇÃO: Toda a nossa vida deveria ser uma oração, ou seja, uma comunicação com o divino em nós. A oração constitui uma abertura para Deus, para o próximo e para o mundo, a criação. A oração é também lugar de encontro com a verdade mais profunda na qual fomos criados; a verdade que somos nós mesmos. Orar é comunicar-se com o criador e Senhor de todas as coisas para, n’Ele e com Ele, descobrirmos o sentido da vida e de todo o nosso ser. Na oração descobrimos quem somos, quem é o outro, o que é o universo e quem é, na verdade, Deus. Se os homens e as mulheres da terra orassem mais o mundo não estaria pedindo socorro das mais variadas maneiras. Quem não reza não cresce, não se conhece e não sabe o que está fazendo aqui ou qual seu papel no mundo e na sociedade; torna-se uma pessoa vazia e lunática, ferida e feridora, andando pra frente e pra trás buscando satisfações pessoais e individuais, egoístas, sem uma mínima preocupação com o planeta ou seus habitantes. Orar é uma questão de vida ou de morte.

JEJUM: Se a oração atinge o relacionamento do homem com Deus, o jejum o celebra com os bens criados na virtude da esperança. No seu relacionamento com a natureza o homem é chamado a ser livre, a ser senhor da criação e co senhor de si mesmo. O jejum não vale pelo que é nem pelo que acontece materialmente, biologicamente, fisicamente ou socialmente; vale pelo que significa. Jejuar não é fazer ou deixar de fazer coisas, é mais do que escolhas, é um encontro com nosso universo interior. Jejuar é abster-se de alguma coisa (comida, bebida, gestos , hábitos etc), é estabelecer o correto relacionamento de nossas vidas com tudo que a criação coloca em nossas mãos, é atitude de liberdade e de respeito para com tudo e nós mesmos, é uma luta contra mil maneiras de nos tornarmos escravos, é abrir espaço para nós mesmos, é encontro com nosso eu mais profundo. Quando estou jejuando estou dizendo a mim mesmo que sou capaz de adequar-me a um mistério que é maior que eu.

ESMOLA: A esmola celebra o relacionamento do homem com o seu próximo, na virtude da caridade. Dar esmola, na tradição cristã, significa dar de graça, sem interesse de receber de volta; dar sem egoísmo, sem esperar recompensa; com paixão (compaixão). O cristão, na esmola, tem a oportunidade de experimentar o gesto do criador que de muitas maneiras se doou a cada um de nós. Não é simplesmente ir até a nossa feira e tirar dela um pacote de macarrão e ofertar a alguém; é dar-se nas pequenas coisas, no que o outro precisa e não apenas no que nos sobra. Na esmola, a Igreja nos convida a repetir o grande sinal do Mestre que viveu segundo uma doação gratuita. Não é só bens materiais, mas o tempo, o interesse, as qualidades, o serviço, o acolhimento, a aceitação etc. A Igreja sabe que uma esmola não vai resolver os problemas sociais e humanos que nos cercam, até porque o ser humano, no fundo, não precisa de esmolas e sim de presença, e sabe também que é pelo que a esmola significa que ela vai ajudar a uma verdadeira promoção humana. Não a quantia que importa, mas o gesto, ou o que o rito da esmola quer nos mostrar. Esmola é encontro de pessoa com pessoas, de um coração com outros corações.

FELIZ QUARESMA

Depois de termos visto estas dicas tão importantes podemos viver melhor este tempo de graça que Deus preparou para todos nós. Nosso objetivo não foi escrever um tratado, não há aqui nada de novo, somente colocamos em palavras simples a espetacular riqueza do nosso tesouro da fé. Desejo que todos os meus irmãos e paroquianos tenham uma santa e abençoada quaresma. Que Deus e seu Espírito de Amor nos conduza. AMÉM!

Fonte: Diocese de Caicó