Festa de Nossa Senhora da Conceição 2012
Quarta-feira - 28.11.2012

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Abertas as inscrições para o 3º Encontro Nacional da Pascom



Estão abertas as inscrições para o 3º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom), que acontecerá em Aparecida (SP), de 19 a 22 de julho, abordando o tema “Identidade e Missão”.
O setor hoteleiro de Aparecida fechou um contrato com a comissão organizadora do Encontro no qual reservou 320 vagas para os participantes inscritos. Isso significa que as inscrições só serão validadas após a confirmação do pagamento efetuado em qualquer agência bancária. Além disso, o contrato para a reserva de vagas estará disponível apenas até o fim de março.
O custo total da inscrição, mais as três diárias, com café da manhã, almoço e jantar, mais pernoite fica em 355 reais.
Os interessados poderão acessar o site da CNBB ou clicar neste endereço: www.cnbb.org.br/3enc.
Outras informações estão disponíveis no setor de Comunicação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no telefone: (61) 2103-8366.
Segundo a assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação Social, irmã Élide Maria Fogolari, este Encontro quer ser um momento importante de reflexão, estudo e trocas de experiências para todos os que desejam comunicar Jesus Cristo a todos com a Comunicação.
“O papa João Paulo II recomendava e insistia em suas homilias, que ‘não basta utilizar a mídia para difundir a mensagem cristã e o magistério da Igreja, mas é preciso integrar a própria mensagem nesta nova cultura criada a partir da comunicação moderna’ (Redemptoris missio, 37). Esta é a motivação que dá sentido realizar mais um encontro da Pascom, em Aparecida, onde juntos, vamos planejar a comunicação a partir do contexto cultural em que nos situamos”, explicou a assessora da CNBB.
Fonte: CNBB

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Indonésia força mil crianças católicas a converter-se ao Islã

Cerca de mil crianças católicos do Timor Oriental que foram arrebatadas de suas famílias há mais de dez anos, estão sendo retidos à força em colégios nacionais islâmicos de Java Ocidental onde são obrigados a converter-se ao Islã.

A Igreja na Indonésia e alguns trabalhadores humanitários católicos confirmaram à agência vaticana Fides que os jovens se encontram nestas escolas e centros em mãos de educadores muçulmanos, os quais, impedem o retorno dos jovens às suas famílias de origem.

Durante 1999, durante a guerra da independência, 250 mil refugiados do Timor Oriental cruzaram as fronteiras para o Timor Ocidental para escapar da violência das tropas pró-Indonésia.

Entre os refugiados havia mais quatro mil crianças, muitos deles não podiam ser alimentados por suas famílias e foram entregues ao exército e a organizações humanitárias. Como resultado, mais de mil dessas crianças nunca retornaram a seus lares e atualmente permanecem prisioneiros nos internatos islâmicos de Java.

Os representantes do Alto Comissionado das Nações Unidas para os Refugiados e diversas ONGs na Indonésia, tentaram solucionar a repatriação dos jovens mas sem êxito.

No entanto muitos dos pais das crianças têm negado o acesso a seus filhos por parte dos colégios islâmicos.

O Secretário da Comissão Episcopal para o Diálogo Interreligioso,Padre Benny Susetyo, considerou que "é urgente limitar a instrumentalização da religião em política. A zona de Java Ocidental é um exemplo: os grupos muçulmanos querem impor regras baseadas na Sharia (Lei Islâmica)".

Ele assinalou que o principal problema no Timor Oriental, "são o excesso de burocracia e a corrupção: dois temas que influem na retenção destas crianças", e indicou que "trata-se de um caso muito triste e de um abuso evidente".

A Comissão Episcopal para o Diálogo Interreligioso tentou administrar uma solução ante o governo, as organizações muçulmanas e as Nações Unidas, mas "casos como estes fazem ver como a relação entre política e religião tem um grave impacto na liberdade dos cidadãos, especialmente nas minorias", concluiu o Padre Susetyo.

Fonte: ACI Digital

Comentário do Evangelho Dominical - 6º Domingo Comum

Ano B - Mc 1,40-45
O AMOR NÃO EXCLUI NINGUÉM

O que diz o texto?
As categorias: puro/impuro são estranhas à mentalidade moderna, mas de grande importância na literatura bíblica, sobretudo nos escritos sacerdotais como o livro do Levítico. Em tal obra, há uma série de proibições a serem observadas a fim de que as pessoas não fiquem impuras; pois, para que alguém se aproxime daquilo que é santo é necessário ser puro. 

“Santo” é tudo aquilo que é divino ou pertencente a Deus, aquilo que é separado de todo o resto; “puro” é o que pode entrar em contato com o “santo”. O estado de pureza torna possível a comunhão com o mundo da santidade divina; já o da impureza o impede. Assim, fica claro que a distinção entre puro e impuro não diz respeito necessariamente à situação moral de uma pessoa, isto é, não equivale ao fato de ela ser boa ou má, mas se refere principalmente à sua dimensão física. 

Mas por que certas coisas são impuras e outras não? Encontrar uma explicação racional para esta pergunta nem sempre é fácil, provavelmente nem mesmo possível. Muitas vezes, são tabus ancestrais ligados a um modo de ver as coisas totalmente diferentes de como conhecemos o mundo hoje em dia. De um modo geral, podemos dizer que a pureza está ligada à integridade do ser. O contato com qualquer coisa que esteja no âmbito da morte, como um ser humano ou um animal morto, moribundo, mutilado, contaminado, deformado, traz impureza. 

Tudo isto é bastante claro nas leituras deste 6º Domingo Comum. O Antigo Testamento reúne várias enfermidades de pele que correspondem somente em parte, e talvez muito pouco, àquilo que hoje chamamos lepra (hanseníase). Quando a pele mostra qualquer “inflamação, erupção ou mancha branca”, fala-se do mal da lepra. E, uma vez declarado pelo sacerdote oficialmente impuro, é dever do leproso andar “com as vestes rasgadas, os cabelos em desordem e a barba coberta”, revelando a todos o seu estado de proximidade com a morte, gritando: “impuro, impuro!” para que ninguém se aproxime dele e fique impuro. 

Talvez pra nós hoje isso soe ridículo, mas para a época bíblica não era. Para facilitar a nossa compreensão, basta assistir a um capítulo da nova novela das oito: “Caminho das Índias”, e perceber o grau de humilhação e de exclusão total que sofre um “dalit” (Os dalits ou os intocáveis ou impuros são os indianos que não descendem de nenhuma casta, coisa necessária para se ter direitos, são excluídos e vivem uma vida lamentável). O dalit tem que ter o cuidado para que nem mesmo a sua sombra alcance alguém para não torná-lo impuro. 

sábado, 11 de fevereiro de 2012

AVISOS

Domingo (12/02): Bote Fé Currais Novos, chegada da cruz e do ícone às 15h, seguida da Santa Missa e, logo após, Show com o Ministério de Música Missionário Shalom e DJ Ângelus.

Saída do ônibus às 13h da frente do centro pastoral.

OBS.: Quem tiver a camisa do grupo de jovens, vá com a mesma. Segunda (13/02) : Chegada da Cruz em nossa cidade.

Concentração às 5h15min na frente da Matriz de Nossa Senhora da Conceição de onde sairá uma caminhada até a entrada da cidade (próximo à COHAB) para recepcionar a cruz e o ícone. Pede-se que se possível todos vão com camisa branca ou camisa do seu respectivo grupo ou associação.

Jovens encerram semana preparativa para a chegada da Cruz

                                                  Jovens do Cristiforme e da comunidade
O Grupo de Jovens paroquial Cristiforme, junto com outros jovens da comunidade, realizaram durante esta semana a preparação para a chegada da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora, em Jardim do Seridó. 

Dentro da semana preparativa foram executados diversos trabalhos, dentre eles os encontros celebrativos nas residências, gesto concreto (que estava dentro dos encontros nos lares), recitação do terço com algumas famílias, programa na Rádio Cabugi do Seridó, além das demais organizações que só seram vistas no dia 13, segunda próxima. 

Hoje (11), o encerramento será com uma missa, às 19h, no Santuário do Sagrado Coração de Jesus.

Contamos com a presença de todos.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Natal sedia hoje gravação de DVD

                                     Arena na Praia do Forte, em Natal, recebendo os últimos ajustes


A capital do estado norte rio grandense, Natal, sedia, hoje, dia 10, a gravação de um dos maiores DVD’s de todo o Catolicismo do Brasil. A grandeza do evento se dá devido à dois fatores : ter a participação de mais de 25 atrações e por motivo da produtora e gravadora contratada ser  Sony Music, empresa internacional.

A gravação acontece durante o evento religioso Bote Fé Natal que tem como público, segundo o coordenador , Padre Sávio, mais de 30 mil pessoas do mesmo estado e estados vizinhos. ``Um show como este é muito difícil de haver e será relaizado pela primeira vez em Natal``declarou Padre Sávio. Os portões estarão sendo abertos na média de 13h30 e a gravação terá início às 17h deste dia.

Natal sedia hoje gravação de DVD

A capital do estado norte rio grandense, Natal, sedia, hoje, dia 10, a gravação de um dos maiores DVD’s de todo o Catolicismo do Brasil. A grandeza do evento se dá devido à dois fatores : ter a participação de mais de 25 atrações e por motivo da produtora e gravadora contratada ser  Sony Music, empresa internacional.

A gravação acontece durante o evento religioso Bote Fé Natal que tem como público, segundo o coordenador, Padre Sávio, mais de 30 mil pessoas do mesmo estado e estados vizinhos. "Um show como este é muito difícil de haver e será realizado pela primeira vez em Natal" declarou Padre Sávio. Os portões estarão sendo abertos na média de 13h30 e a gravação terá início às 17h deste dia.

Escolhido o novo Núncio Apostólico para o Brasil

A Nunciatura Apostólica acaba de informar que o papa Bento XVI escolheu o novo Núncio Apostólico para o Brasil, sucedendo a dom Lorenzo Baldisseri. Trata-se do atual núncio da Tailândia e Camboja e Delegado Apostólico em Myanmar e Laos, dom Giovanni D’Aniello.

Dom Giovanni tem 57 anos, nasceu em Aversa (Itália), foi ordenado sacerdote em dezembro de 1978. É doutor em Direito Canônico. Ingressou no Serviço Diplomático da Santa Sé em 1983, tendo desempenhado a sua atividade junto às Representações Pontifícias do Burundi, Tailândia, Líbano, Brasil e Seção para as Relações com os Estados da Secretaria de Estado, no Vaticano.

Foi nomeado Núncio Apostólico na República Democrática do Congo, em 2001, e em 2010, foi transferido para a Tailândia e Camboja.

Dom Lorenzo Baldisseri, que foi nomeado secretário para a Congregação para os Bispos, no Vaticano, escreveu uma nota em que agradece ao povo brasileiro, e em especial, aos bispos do Brasil por sua acolhida. “Ao concluir minha missão de Núncio Apostólico no Brasil, confio a estas linhas as expressões dos meus sentimentos de gratidão a todo o episcopado, ao clero e aos fiéis que me acompanharam durante estes nove anos aqui transcorridos, e por me terem facilitado o cumprimento do meu mandato”, disse dom Lorenzo.

Fonte: CNBB

CONTAGEM REGRESSIVA PARA O ‘BOTE FÉ NATAL’

Últimos ajustes para o grande show de gravação do DVD "Bote Fé Brasil"
O “Bote Fé Natal” já está a todo vapor

Quase tudo pronto para o grande show de boas-vindas dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude no “Bote Fé – Natal”, que acontece nesta sexta, 10, a partir das 17 horas na Praia do Forte na capital do Rio Grande do Norte.

O evento possui peculiaridades em relação às edições anteriores [Bote Fé] já celebradas, pois aqui será gravado o DVD “Bote Fé Brasil”. Mais de 30 cantores católicos vão participar desse momento, entre eles os padres Marcelo Rossi, Fábio de Melo, Reginaldo Manzoti e Antonio Maria, além de cantores e bandas já consagrados como Adriana Arydes, Eliana Ribeiro, Banda Dominus, Ministério Adoração e Vida, Rosa de Saron e muito mais.

Eliana Ribeiro, que participará do show,
 faz a passagem e som na Arena Bote Fé
O Destrave passou à tarde na Arena Bote Fé (local do evento) para conferir os últimos detalhes do show. Passagem de som, posicionamento de luz, ensaio dos cantores, posicionamento de palco e muitos outros detalhes estão sendo rigorosamente testados para que o público tenha uma apresentação de unção e qualidade.

Para saber mais sobre os bastidores do evento, entrevistamos Cristiane Vilar, coordenadora da equipe de organização da Arquidiocese de Natal.
“Nossa estrutura é gigantesca. Temos 350 jovens voluntários, que se propuseram a trabalhar gratuitamente. Na parte técnica, para a gravação do DVD, temos mais de 120 pessoas, entre iluminadores, operadores de áudio, captadores de imagem, etc.”, informou a coordenadora.

Segundo Cristiane, são esperadas cerca de 30 mil pessoas para a gravação do DVD. Não se trata apenas de um show, mas sim de evangelização. “O que nós queremos é que a música tocada aqui atinja o coração dos jovens e faça com que esta força juvenil se engaje na Igreja para ajudar o próximo”, concluiu Cristiane.

A cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Os símbolos da JMJ devem chegar a Natal às 14 horas desta sexta-feira, 10. E somente às 17 horas serão recebidos pelos jovens na Arena Bote Fé. Após o show, o público fará uma vigília até às 4 horas da manhã. Logo após, os símbolos serão conduzidos pelas ruas da cidade até a Catedral Metropolitana de Natal, onde será celebrada a Santa Missa.

Fonte: Destrave

Dia Mundial do Rádio será comemorado pela primeira vez

Foto: Internet
A próxima segunda-feira, 13 de fevereiro, é uma data muito importante a ser celebrada pela imprensa radiofônica em todos os países. É a primeira vez que se comemora o Dia Mundial do Rádio.

A data foi aprovada e instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura em 03 de novembro do ano passado. Para a agência da Onu, essa é uma ocasião para incrementar a cooperação entre as redes internacionais de rádio e promover maior acesso à informação por meio desse veículo, incluindo aqui as rádios comunitárias.

“É uma oportunidade para chamar atenção para o valor do rádio, que ainda é o melhor meio para alcançar a mais ampla audiência”, afirma a Unesco em seu site.

Para segunda-feira que vem então, estamos preparando um especial sobre a história do rádio, para comemorar com nossos ouvintes essa data, porque sem audiência, o rádio vira um simples transmissor de ondas sem significado.

Fonte: Rádio Vaticano

Jornal terá edição especial pela visita dos símbolos da JMJ

Na Diocese de Caicó-RN,  será lançada, hoje (10), uma edição especial do Jornal A Folha, em comemoração à visita dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude na referida diocese. O objetivo, é fazer com que todos possam estar bem informados sobre toda a programação da passagem da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora e levar informações necessárias sobre a história, o sentido e a finalidade desse grandioso evento, que será a Jornada Mundial da Juventude em 2013, no Rio de Janeiro, com a presença do Papa Bento XVI, evento esse, que já começou a acontecer com a peregrinação dos seus símbolos.

Acompanhe!

Informações: Cristiforme

Mensagem do Papa Bento XVI para a Quaresma 2012

Por se aproximar o Tempo Quaresmal que este ano inicia em 22 de fevereiro do corrente ano, Sua Santidade o papa Bento XVI publicou na última terça-feira, 07 de fevereiro, a sua mensagem para a Quaresma 2012. No texto, o Santo Padre pede aos católicos de todo o mundo que neste período haja reflexão, no sentido de “prestarmos atenção uns aos outros”, com “preocupação concreta pelos mais pobres”. Na mensagem, o papa faz o chamamento dos cristãos à “responsabilidade pelo irmão”. Isto é, que estejamos atentos “aos sofrimentos físicos, quer às exigências espirituais e morais da vida”.

Irmãos e irmãs!

Quaresma oferece-nos a oportunidade de refletir mais uma vez sobre o cerne da vida cristã: o amor. Com efeito este é um tempo propício para renovarmos, com a ajuda da Palavra de Deus e dos Sacramentos, o nosso caminho pessoal e comunitário de fé. Trata-se de um percurso marcado pela oração e a partilha, pelo silêncio e o jejum, com a esperança de viver a alegria pascal.

Desejo, este ano, propor alguns pensamentos inspirados num breve texto bíblico tirado da Carta aos Hebreus: «Prestemos atenção uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras» (10, 24). Esta frase aparece inserida numa passagem onde o escritor sagrado exorta a ter confiança em Jesus Cristo como Sumo Sacerdote, que nos obteve o perdão e o acesso a Deus. O fruto do acolhimento de Cristo é uma vida edificada segundo as três virtudes teologais: trata-se de nos aproximarmos do Senhor «com um coração sincero, com a plena segurança da fé» (v. 22), de conservarmos firmemente «a profissão da nossa esperança» (v. 23), numa solicitude constante por praticar, juntamente com os irmãos, «o amor e as boas obras» (v. 24). Na passagem em questão afirma-se também que é importante, para apoiar esta conduta evangélica, participar nos encontros litúrgicos e na oração da comunidade, com os olhos fixos na meta escatológica: a plena comunhão em Deus (v. 25). Detenho-me no versículo 24, que, em poucas palavras, oferece um ensinamento precioso e sempre actual sobre três aspectos da vida cristã: prestar atenção ao outro, a reciprocidade e a santidade pessoal.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Renascer da Comunidade Católica Shalom

A Comunidade Católica Shalom da Diocese de Caicó/RN, promove de 17 a 21 de fevereiro, o Renascer 2012. O evento será realizado no Centro Pastoral Dom Wagner em Caicó, com Shows, Gincanas, Papo Careta, Cursos, Seminário de Vida no Espírito Santo, Adoração ao Santíssimo Sacramento, Missas, Renascerzinho para crianças e muita animação.

Valor da Entrada: R$ 20,00 (sem hospedagem)

Valor com Hospedagem: R$ 40,00 (Café da manhã, almoço, jantar e quartos climatizados).

Renascerzinho:
Sem hospedagem: R$ 10,00
Com hospedagem: R$ 20,00

Inscrição no Centro de Evangelização Shalom à Rua Major Lula, 793, Bairro Paraíba, ao lado do quartel da PM, de segunda à sábado das 19h às 22h.

Informações: (84) 9965-2077 / (84) 3417 – 2917 e pelo e-mail: mddanttas@hotmail.com

Quatro jovens ingressam sábado no Seminário

Os novos quatro seminaristas propedêuticos da Diocese de Caicó, sendo Jonatan Fernandes, Thiago Adonias Tiago Leite e Igor, ingressam neste sábado, dia 11, no Seminário Diocesano Santo Cura d'Ars, às 9h, numa celebração eucarística presidida pelo bispo diocesano, Dom Manoel Delson, na capela do referido seminário.

Na oportunidade, alguns seminaristas estarão dando entrada novamente para mais um ano letivo e de pastoral nas paróquias à eles confiadas.

Além dos que residem em Caicó-RN, na Diocese de Caicó temos um seminarista em estudo em Roma-Itália e dois seminaristas no Seminário São Pedro da Arquidiocese de Natal-RN.

Bispo Jardinense participa do lançamento da logo marca da JMJ


Dom Lucena, filho de Jardim do Seridó e Bispo da Diocese de Guarabira-PB, juntamente com os mais de cem Bispos que estão reunidos no Centro de Estudos do Sumaré, no Rio de Janeiro para o 21º Curso para Bispos, promovido pela arquidiocese do Rio de Janeiro, participaram do lançamento da Logomarca oficial da Jornada Mundial da Juventude Rio2013.


Milhares de jovens do mundo inteiro aguardaram com grande expectativa, para conhecer o símbolo da próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013, que enfim, foi apresentado, nesta terça-feira, 7 de fevereiro, as 20h, no Auditório do Edifício João Paulo II, na Glória, Rio de Janeiro.

Além do presidente, o arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, e dos vice-presidentes do Comitê Organizador Local (COL), Dom Paulo Cezar Costa e Dom Antonio Dias Duarte, estavam os responsáveis pelos setores que compõem o Comitê.

Entre as autoridades compareceram o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e arcebispo de Aparecida, Cardeal Dom Raymundo Damasceno e o atual Secretário da Congregação para os Bispos, em Roma, Dom Lorenzo Baldisseri.

Na ocasião, Dom Orani anunciou o vencedor do concurso da logomarca, Gustavo Huguenin, 25, natural da cidade de Cantagalo, região Serrana do Rio. O lançamento contou ainda com apresentações artísticas de Olívia Ferreira, Eliana Ribeiro e do Projeto Música no Museu.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Jovens realizam gesto concreto em residência

Dentro das celebrações preprativas para a chegada da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora em Jardim do Seridó, o Grupo de jovens paroquial Cristiforme, ontem (07), cumpriu um gesto concreto que foi realizado por uma das equipes do mesmo grupo. O gesto se deu através de uma visita feita a residência de Joana Santos da Fonseca (83  anos), popularmente conhecida por ‘’Joana de Cirilo‘’, a qual é enferma há vários anos. Ao receber o convite à recitação do terço ficou emocionada com esta atitude dos jovens, já que ela é católica desde que nasceu por influência dos pais, o que representa um grande exemplo para os jovens que estão iniciando sua caminhada religiosa.

O terço na casa de Dona  Joana foi realizado com sucesso, o qual contou com a presença de vizinhas, familiares e dos jovens ali presentes.

Logo do JMJ Rio 2013 já foi lançado

Confira abaixo o logo da Jornada Mundial da Juventude Brasil que se realizará no Rio de Janeiro-RJ no próximo ano, 2013: